Vallée Duhamel, Ganz Toll, AH — HA e DVTK.

Papel & Caneta
5 min readSep 22, 2015

Muitos jovens acreditam que ter uma carreira de sucesso na indústria criativa significa trabalhar em uma agência global e conquistar leões em Cannes. E, de fato, eles estão certos. Esse é realmente um dos caminhos mais conhecidos e certamente o mais concorrido. Por outro lado, existem outros que se desafiam a seguir um rumo diferente e menos previsível. Para eles, muito mais importante do que ter uma linha de chegada é se sentir livre para construir sua própria jornada.

No entanto, fugir do padrão para desbravar um novo caminho nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, o desconhecido traz medo, dúvidas e muitas incertezas.

E é nesse momento então que a fé precisa se encontrar com a coragem. E, muitas vezes, também com a amizade. É por isso que, através desse artigo, eu quero compartilhar quatro casos que hoje me inspiram e, com certeza, também podem lhe inspirar. Quatro estúdios criativos que nasceram quando dois amigos decidiram trabalhar juntos. Não apenas para trazer algo novo à tona, mas também para mostrar ao mundo que para inventar o futuro só é preciso duas coisas: acreditar em si mesmo e se divertir.

De Montreal, Lisboa, Londres e Buenos Aires: Julien, Eve, Carolina, Catarina, Kim, David, Pablo e Santiago.

1. Vallée Duhamel

Apesar de trabalharem juntos desde 2008 quando se mudaram para Berlim, foi em 2013 que Julien Vallée e Eve Duhamel decidiram voltar para o Canadá e criar o Vallée Duhamel, um dos estúdios mais experimentais que já encontrei até hoje. Com trabalhos para marcas como Lacoste, Hermes, Coca-Cola, MTV, Google e Aol, atualmente eles iluminam o potencial criativo que emerge de Montreal a partir de um processo essencialmente handmade, que vem conquistando o mundo através de vídeos, instalações em galerias e workshops cuja intenção principal é compartilhar sua paixão pelo trabalho feito a mão.

“After developing our mind and work in Berlin, we were able to take a few steps back and see even more clearly what Montreal had to offer to us and what we could offer to it! There is such a fertile and effervescent design and art scene in Montreal. We love working with the people here so much that we try as much as possible to bring every single project we can to be produced here. We are very proud of our city and all the talented people we have the opportunity to work with locally.”

2. Ganz Toll

Enquanto isso, desde 2008 um outro estúdio vem surpreendendo e abrindo portas por novos caminhos em Buenos Aires. Seu nome? Ganz Tool. Criado por Pablo Colabella e Santiago Fernandéz, tudo começou a partir da necessidade de eles se sentirem mais livres para experimentar em projetos paralelos — ou seja, fora da rotina dos lugares onde eles trabalhavam. Por isso, desde o começo a vontade era que o Ganz Toll se tornasse um grupo de ação, ou um lugar onde qualquer coisa pudesse ser feita. Desde que fosse divertida. Hoje, além de criar para várias agências argentinas, eles também desenvolvem projetos para marcas como Reebok, Nickelodeon, UNICEF, MTV América Latina, Pringles, entre outros.

3. AH — HA

Ao mesmo tempo, em 2011, durante a época em que a crise portuguesa atingia seu pico, Catarina Carreiras e Carolina Cantante decidiram que era hora de fazer uma mudança sobre como as pessoas estavam olhando para o Design Gráfico em Portugal, especialmente em Lisboa. Enquanto a maioria dos projetos de Design estavam nas mãos das grandes agências e os poucos estúdios que existiam eram muito focados em projetos culturais, elas quiseram ir além: ajudar os novos empreendedores que estavam cheios de ideias, mas sem tantas condições para investir em branding. E assim elas começaram a trabalhar com amigos de amigos, e projetos de voluntariado, ajudando mais e mais pessoas. A partir daí, tudo simplesmente aconteceu. Hoje, o AH — HA se destaca como um dos estúdios mais interessantes não só de Portugal, mas também da Europa.

“Studio AH-HA started as an experiment. We never took ourselves too seriously, and we think that is why things have been working out.”

4. DVTK

Por fim — e não menos importante — quero falar de mais dois jovens (e também amigos) que há quatro meses se uniram para lançar um dos lugares que, sem dúvida alguma, já é uma das coisas mais surpreendentes que vem acontecendo na indústria criativa britânica. Ele se chama David Broner. Ela se chama Kim Boutin. E juntos eles são DVTK, um estúdio para criar experimentos digitais.

Eles se conhecerem em 2008 enquanto estudavam Design Gráfico em Paris, e embora tenham criado vários projetos desde então, foi apenas esse ano que eles resolveram se mudar para Londres e dar início a uma nova fase. Hoje, mesmo com tão pouco tempo, marcas como Kenzo e Uniqlo já fazem parte do seu portfolio. E os trabalhos são incríveis.

É claro que outros estúdios de diferentes lugares também tem feito coisas muito especiais. No entanto, esses são alguns exemplos entre os quais mais me inspiram atualmente, pois além de representarem coragem, talento e criatividade, eles me fazem pensar sobre mais três coisas:

1. Mesmo um estúdio pequeno pode fazer uma grande diferença.

2. Um amigo pode ser tudo que você precise para dar o primeiro passo.

3. Ter um propósito de mudança coletiva é fundamental.

Seja em relação ao Vallée Duhamel, o Ganz Tool, o AH — HA ou DVTK, todos são estúdios pequenos, mas que desde o começo nasceram com um propósito de transformação. Afinal, para eles a coisa mais importante não é ser um estúdio famoso e premiado, mas sim ser livre para apresentar ao mundo um caminho inexplorado. Divertido. Experimental. Feito através da amizade de jovens que querem fazer a diferença do seu próprio jeito.

Um ajudando ao outro. Somando experiências. Inspirando outras pessoas. E fazendo juntos o que parecia impossível se tornar possível.

-A

Registros de Conexões

AH — HA (Lisboa) — Ganz Toll (Buenos Aires) — DVTK (Londres) — Vallée Duhamel (Montreal)

André Chaves tem 26 anos e desde 2013 é Conector no Papel&Caneta.org, projeto colaborativo cuja missão é conectar líderes transformadores de diferentes agências do mundo para que todos possam inspirar uns aos outros e trabalhar juntos para fazer mudanças positivas acontecerem.

--

--

Papel & Caneta

Papel & Caneta is a nonprofit collective consisting of leading creatives who work with activists to create empathy for overlooked or unfairly judged communities