30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2020

“Se você é branco e fala job, briefing, deadline, esse vídeo é para você.”

Além de um perfil no Youtube, o projeto compartilha conselhos no Instagram, oferece mentorias e uma planilha aberta sobre quanto outros profissionais costumam cobrar e receber.

Segundo pesquisa realizada em 2019, mulheres são 26% na criação das maiores agências do Brasil. Em 2015, esse índice era de 20%.

90% das mulheres e 76% dos homens afirmam já ter sofrido assédio no mercado de comunicação em São Paulo, de acordo com estudo do Grupo de Planejamento em 2017.

Só nas periferias de São Paulo existem mais de 15 cursos voltados para comunicação e uma média de 3 mil alunos distantes do mercado, não apenas no mapa. Quantos talentos a indústria está perdendo porque olha sempre para os mesmos espaços?

Segundo pesquisa Dia Estúdio, um em cada cinco youtubers chega a sofrer de modo patológico à pressão de pensar em novos conteúdos, com o desenvolvimento de transtornos de ansiedade.

Você criou este ano um projeto por conta própria para mudar o mercado e iluminar um novo rumo na indústria da comunicação? Envie um e-mail para andre@papelecaneta.org

--

--

Papel & Caneta is a nonprofit collective consisting of leading creatives who work with activists to create empathy for overlooked or unfairly judged communities

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Papel & Caneta

Papel & Caneta

Papel & Caneta is a nonprofit collective consisting of leading creatives who work with activists to create empathy for overlooked or unfairly judged communities